"Supõe ele que um vento sombrio, ou um sopro de ar escuro e um caos lamacento e infernal eram infinitos em tempo com em extensão, quando este vento-diz ele-se tomu de amor pelos seus próprios princípios, donde resultou uma conjunção, e esta união foi chamada desejo. Tal foi o princípio da criação de todas as coisas. Este vento não o tinha conhecimento daquilo que tinha produzido. Desta coabitação proveio o MOT. Tal foi o único germe da criação e da origem de todas as coisas. Vieram animais, mas desprovidos de sensibilidade, estes deram origem a animais racionais chamados ZOFASEMIM, quer dizer, observadores do céu. O MOT tinha a forma dum ovo quando se formou: tornou-se luminoso e fez o Sol, a Lua, as estrelas e as grandes constelações."
É esta a cosmogonia dos Fenícios( escreve EUSÉBIO ) que introduziu abertamente o ateísmo. "Estas coisas( escreve FÍLON ) foram encontradas escritas na cosmogonia de TAAUTES e segundo as suas memórias, baseadas mais nas conjecturas e convicções que pela sua penetração, SANCONÍATON tinha-as apercebido e feito conhecer."( FÍLON acrescenta, depois de ter falado dos ventos NOTO e BÓREAS, que foram deificados )
"Tais eram as invenções de culto religioso então conforme a fraqueza e a pusilanimidade dos seu autores..."
NASCIMENTO DOS HOMENS MORTAIS DE RAÇA DIVINA
"Do vento KOLPIA e da sua esposa BAAU, que interpreta pela palavra "noite", nasceram os homens mortais ÉON e PROTOGONE. ÉON descobriu o alimento que fornecem as árvores. Estes foram os pais de GENOS e GENEIA, que habitaram a Fenícia. Vieram grandes secas e estenderam as mãos para o céu e para o sol."
Diz que consideravam este último como o deus senhor do céu e lhe chamaram BEELSAMEN, o que, entre os Fenícios, significa o senhor do céu. É o ZEUS(Júpiter ) dos Gregos:"Não é sem fundamento que damos a conhecer esta distinção, é para estabelecer a verdadeira aceitação que desprezamos destes nomes aplicados aos objetos, o que os Gregos não conhecem, tomaram segundo um outro valor, enganados pela incerteza da tradução."
"De GENOS, filho de ÉON e de PROTOGONE, nasceram novos filhos mortais, que se chamaram FOS, PIR e FLOX( luz, fogo e chama ). Foram eles que inventarm o fogo, esfregando pedaços de madeira um contra o outro, que ensinaram como se deviam usar, tiveram filhos dum tamanho e duma superioridade marcadas e que deram o seu nome às montanhas de que eram soberanos. Foi deles que tomaram nome o Cásio, o Líbano, o Antilíbanoeo Brathy. Foi destes que nasceu SAMEMROUMOS, o mesmo que Hipsurianos( altura celeste ).
""Ele( SANCONÍATON )observa que os homens eram chamados segundo as mães, visto que as mulheres se entregavam então sem pudor a qualquer um..." Em seguida diz:"que Hipsurianos habitou TIR e inventou as cabanas de canas, de junco e de papiro. Entrou em disputa com o seu irmão Usus, que foi o primeiro a pensar em juntar as peles dos animais que conseguia caçar para delas fazer uma cobertura para o corpo. Depois de chuvas excessivas e ventos impetuosos term devastado TIR e quebrado as árvores, fez se fogo na floreta, que a incendiou, Usus pegou numa árvore, despojou-a dos ramos e foi o primeiro a aventurar-se no mar, consagrou dois monumentos ao fogo e ao vento, e adorou-os, aspergindo-os com o sangue dos animais que caçava..."
"Muitos s´culos se tinham passado desde a idade de Hipsurianos, quando Agreus e Alieus, inventores da pesca e da caça, nasceram. Foram eles que deram as suas armas a estas artes. Deles provieram dois irmãos inventores do ferro e todas as fabricações que dele se servem, dos quais um, Crisor, se entregou à composição de discursos, de sortilégios e predições." É o mesmo que Hefestos( Vulcano ), que descobriu o anzol e a isca de pescador e o remo. Foi o primeiro de todos os homens a navegar, e é por isso que depois da sua morte recebeu o culto da divindade. Chamara-lhe ZEUS MICHIUS( Júpiter maquinista. Para FÍLON, Zeus= um "didu", termo genérico ). ( continua na página Nascimento dos Homens de raça terrestre )